4 dicas para exercitar sua produtividade e mandar embora a procrastinação
Tá difícil conciliar tudo que você tem para fazer e no final você acaba procrastinando suas tarefas? Calma! A gente sabe que é complicado dar conta de tudo, e entender que isso pode acontecer às vezes, também faz parte do processo.
Mas hoje trouxemos 4 dicas que vão melhorar a sua produtividade e dar um "chega pra lá" na procrastinação. Let's Go?
1.º: exercite o seu autoconhecimento e entenda como você funciona normalmente.
Qual período do dia você sente mais motivação? A sua forma de aprender é mais visual ou tática? Assim você consegue criar hábitos mais personalizados para você.
2.º: planeje o seu dia, se possível, colocando horários/tempo de execução para cada tarefa. Você já ouviu falar da técnica pomodoro? É uma técnica desenvolvida no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, onde ele colocava seu timer com formato de um tomate (pomodoro, em italiano), com 25 minutos de duração e ficava 100% focado na tarefa, sem distrações. Ele também acrescentava um intervalo de 5 minutos entre as tarefas para realizar outros pequenos afazeres. Você pode experimentar! Basta eliminar as distrações ao seu redor, preparar o timer e começar suas atividades.
3.º: estabeleça prioridades! Você pode adotar o esquema da Matriz de Eisenhower — uma matriz de prioridades:
Em um quadrante, liste as atividades por ordem de prioridade.
A: aquela tarefa que precisa ser feita imediatamente, pois é de importância crítica.
B: aquela tarefa que é importante, mas que não precisa ser realizada imediatamente.
C: aquela tarefa que deve ser feita, mas não existe urgência.
D: aquelas tarefas que estão na lista, mas podem esperar ou serem eliminadas.
Priorizar é fundamental para conseguir concluir suas obrigações. Sabe aquele ditado "Quem faz tudo de uma vez, acaba não fazendo nada direito?". Pois é! Listando suas prioridades, você faz o que é necessário com muito mais empenho!
4.º: descanso é importante! Encontre o equilíbrio entre suas responsabilidades e um tempo de qualidade para você. Lazer, sossego, aproveitar boas companhias ou retomar aquele hobby que te faz bem são tarefas que também precisam entrar no seu planejamento.
Por fim, não se esqueça: procrastinar faz parte, você não precisa sentir culpa sempre que acontece. Recuperar a sua produtividade é o que você pode fazer para se sentir melhor.
Agora é colocar em prática! Are you ready?