Aprendendo Inglês com Músicas
Então você é uma pessoa musical? Adora as good vibes de boa música e não perde aquele clipe novo daquela banda ou artista que tanto ama e ainda por cima quer utilizar essa paixão para deixar seu inglês tinindo… é, você veio ao lugar certo. A Beetools é a Escola de Inglês mais Inovadora do Mundo, porém aprender inglês com suas músicas preferidas não é algo exatamente novo e isso não significa que não podemos fazer as coisas um pouquinho diferente. Nessa vibe, também vamos te dar algumas dicas de músicas para ouvir e aprender mais.
Direto ao Ponto
Para músicas simples, você pode ouvir algumas vezes e pegar a letra, como em Don’t Worry Be Happy (Bobby McFerrin). Se você quer aprender com músicas um pouco mais difíceis, você precisa acompanhar a letra algumas vezes. Procure a versão original e escute a música algumas vezes acompanhando mais atentamente. Isso vai garantir que você não se apegue a pronúncias erradas ou fique buscando descobrir palavras que não existem. Então você pode começar a aproveitar um pouco mais e ouvir sem acompanhar a letra e perceber o que você está cantando certo e o que está errado. Uma boa música, nem muito fácil e nem muito difícil, para aprender aqui é Billie Jean (Michael Jackson).
Cada vez que você passa pela música é possível notar a pronúncia correta e como essas palavras são escritas. A repetição ajuda seu cérebro a gravar cada uma daquelas frases e associar com sua sequência na música, assim como você consegue acompanhar o ritmo da música, você começa a acompanhar o ritmo das palavras na música. Você começa a perceber quando uma palavra foi dita erroneamente ou ainda quando está fora de lugar, da mesma forma que percebe quando alguém erra o acorde ou desafina naquela sua música predileta. Uma música para você ir pelo ritmo que pode ser um desafio interessante é Sucker (Jonas Brothers).
O Verdadeiro Significado
Toda música conta algo, seja uma história, descreve uma situação ou cria um cenário para te inspirar e influenciar seus sentimentos. No fundo toda música está dizendo algo e às vezes o significado real não está na superfície, para você entender vai ter que ouvir algumas várias vezes ou até pesquisar o que foi dito naquela letra. É algo que vai além de expressões gramaticais, algumas vezes essas frases representam um movimento musical / cultural, uma situação na vida do artista ou algo maluco que o artista viveu ou pensou e gostaria de compartilhar, e algumas vezes um conceito sobre como as coisas são como em Stairway to Heaven (Led Zeppelin).
É certo que as ideias de algumas músicas ultrapassam gerações, mas a música também ensina muito sobre a cultura de um país. Sempre quando ouvir uma canção com uma expressão estranha ou que não conhecia, pesquise essa expressão, talvez ela revele mais sobre algum aspecto daquele país que você não conhecia. Se você gosta de uma boa crítica social Johnny Was (Bob Marley) ou Same Love (Macklemore & Ryan Lewis) vão te dar grande lições.
Desafie-se
Se você se arriscar nos vocais, aprender inglês pode ser uma atividade incrível, envolvendo reading, listening e speaking e vai que você se inspira e pratica o seu writing também. Uma dica legal é explorar a discografia de seu artista preferido, assim além de saber todas para quando você puder ver ao vivo, você ainda vai melhorar o seu inglês significativamente. Você pode explorar toda a discografia da Madonna por exemplo ou que tal os Beatles? Aqui basta escolher o artista e apertar o play. E aqui o importante é aproveitar a atividade, pois como já comentamos antes, nosso cérebro absorve o conteúdo melhor quando está se divertindo já que a recompensa é maior.
Desafie-se com estilos musicais diferentes do que você geralmente escuta. Que tal ouvir um pouco de Funk (Funk Americano), Blues ou Jazz? E se você quer variar e ainda manter as músicas niveladas com seu nível de aprendizagem, a Beetools tem playlists para todos os níveis de inglês no nosso Spotify e ainda lançamos playlists especiais para você manter os estudos até mesmo enquanto tira um tempinho para relaxar, dá uma olhada aqui.
Se você quer continuar aprendendo inglês e se divertindo, dá uma olhada nesse post. E para mais dicas rápidas e objetivas, vem pra Beetools, a Escola de Inglês Mais Inovadora do Mundo.