Aprendendo Inglês com Pop Culture
Esse mês é muito especial para os nerds do mundo todo. Dia 04 de Maio é o Star Wars Day e dia 25 de Maio é o Dia da Toalha ou Dia do Orgulho Nerd. Ambas as datas falam com um público até então incompreendido, que nos últimos anos ganhou força. Esse movimento se tornou grandioso por duas coisas, a globalização da informação e o surgimento da internet, permitindo que nerds, antes isolados, pudessem conhecer nerds ao redor do mundo todo e compartilhar seus gostos. Os nerds são, dentre muitas coisas, entusiastas da Cultura Pop. E a Beetools, a Escola de Inglês mais Inovadora (e Nerd) do Mundo vai dar dicas para você, que é Nerd to the Bone, de como melhorar ainda mais seu inglês e se tornar ainda mais nerd.
O que é Pop Culture?
Existem milhares de análises sociais da Cultura Pop, ou Cultura Popular. O movimento data o Século XIX, quando os Britânicos puderam experimentar o primeiro conteúdo da cultura popular produzido em massa, com as revistas conhecidas como Penny Dreadfuls. Depois da Segunda Guerra Mundial e com o surgimento das mídias de massa o movimento apenas cresceu. O cinema, a televisão e, mais recentemente, a internet, vêm divulgando a cultura pop com cada vez mais intensidade. Para o movimento nerd, a mídia é muito importante e as mais relevantes são: filmes, livros, programas de televisão e jogos.
Filmes
Esse é o item que mais influencia a cultura pop. A lista poderia ser extensa aqui, mas vamos falar dos essenciais. Nessa lista temos sim Star Wars, mas nós já falamos muito das Guerras nas Estrelas e você pode saber mais nesse post. Aqui vamos recomendar alguns diferentes:
Blade Runner (1982): O filme cristaliza as referências de Cyberpunk conhecidas até hoje. Na trama, alguns andróides replicantes escapam e Deckard, um policial aposentado, é encarregado de matar o grupo considerado uma ameaça.
“I’ve seen things you people wouldn’t believe. Attack ships on fire off the shoulder of Orion. I watched C-beams glitter in the dark near the Tannhauser gate. All those moments will be lost in time, like tears in rain. Time to die.”
– Roy Batty, Blade Runner
“Eu vi coisas que vocês não imaginariam. Naves de ataque em chamas ao largo de Órion. Eu vi raios-c brilharem na escuridão próximos ao Portal de Tannhäuser. Todos esses momentos se perderão no tempo, como lágrimas na chuva. Hora de morrer.”
Back to the Future (1985): Marty McFly, através dos experimentos do cientista maluco Emmet Brown, pode voltar no tempo ,e com todo azar do mundo, estragar o primeiro encontro de seus próprios pais. O filme representa o sonho e teoria científica de viagem no tempo.
“Wait a minute, Doc. Are you telling me you built a time machine...out of a DeLorean?”
- Marty McFly, Back to The Future
Espera um minuto, doutor. Você está me dizendo que construiu uma máquina do tempo… dentro de um DeLorean?
Matrix (1999): Thomas A. Anderson, um programador e hacker, autodenominado Neo, encontra o suposto terrorista chamado Morpheus, que oferece à ele uma saída de sua vida medíocre, descobrindo o que é a Matrix. O filme, além de um sucesso absoluto, é cheio de referências filosóficas incríveis.
“The Matrix is everywhere. It is all around us. It is the world that has been pulled over your eyes to blind you from the truth. A prison for your mind.”
- Morpheus, Matrix
A Matrix está em todo lugar . É tudo que nos rodeia. É o mundo que foi colocado diante dos seus olhos para cegá-lo da verdade. A prisão para sua mente.”
Literatura
Aqui nós temos talvez o ponto mais difícil. A literatura fantástica e de ficção são as maiores fontes de inspiração para histórias de filmes, séries e até alguns programas de TV. Aqui vamos falar de autores, e é claro, você pode ler a maioria desses livros em inglês para praticar mais.
J.R.R. Tolkien: O linguista britânico costumava contar histórias de dormir para os filhos. A partir dessas histórias criou um universo. O gênio da literatura revive as histórias medievais e inspira milhares de escritores nos últimos 80 anos. Suas principais obras são: The Simarillion, The Hobbit e The Lord of the Rings.
“All we have to decide is what to do with the time that is given us.”
- Gandalf, The Lord of The Rings.
“Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado.”
Stephen King: Diferentemente de Tolkien, King adora tramas onde o mal, algumas vezes, vence. As histórias de terror do americano são inúmeras e geralmente se passam em Maine, com seu clima nebuloso. Entre suas obras, temos: Carrie, The Shining, The Dark Tower (série de livros), Pet Sematary e It (todas tiveram pelo menos uma adaptação cinematográfica).
“Monsters are real. Ghosts are too. They live inside of us, and sometimes, they win.”
- Stephen King
“Monstros são reais. Fantasmas também. Eles vivem dentro de nós, e às vezes, eles vencem.”
Isaac Asimov: Apesar de não ter sido o criador do termo “robô”, foi Asimov que mais escreveu sobre os seres mecânicos. Asimov quis trazer para a ficção científica um pouco de ciência. Entre as obras principais temos: I Robot (coletânea de contos), The Caves of Steel, The End of Eternity e aclamada série Foundation.
“Scientific truth is beyond loyalty and disloyalty.”
- Isaac Asimov, Foundation
“Verdade Científica está além de lealdade e deslealdade.”
Neil Gaiman: Gaiman é um gênio pós moderno, suas obras misturam lendas urbanas, mitologias antigas e crenças populares em cenários da atualidade, onde deuses pagãos poderiam estar sentadas ao seu lado num bar. Gaiman começou como escritor de Comic Books com a série The Sandman, mas também é muito conhecido por American Gods, Good Omens (escrito em parceria com Terry Pratchett), Stardust, Coraline, The Graveyard Book, Neverwhere e The Ocean on the End of the Lane.
“If enough of us dream, if a bare thousand of us dream, we can change the world. We can dream it anew!”
- The Sandman.
“Se um número suficiente de nós sonhar, se apenas mil de nós sonham, poderemos mudar o mundo. Podemos renová-lo em sonhos!”
Ainda temos que lembrar do maravilhoso Douglas Adams, escritor de The Hitchhiker's Guide to the Galaxy. Para saber mais sobre sua obra, dá uma olhada aqui e lembre-se:
“Don’t Panic.”
- The Hitchhiker's Guide to the Galaxy
“Não entre em pânico.”
Programas de Televisão
Cada país tem seus ícones da televisão. É difícil avaliar os impactos desses programas ao redor do mundo. Mas já que estamos aprendendo inglês, é importante falar que a televisão ainda é um grande meio de entretenimento, e eles adoram essas categorias:
Talk Shows: O formato é difundido mundialmente. Nele, os apresentadores convidam famosos e não famosos para discutir assuntos diversos, na maioria das vezes bem humorados. Muitas vezes esses programas discutem cultura pop. Os mais famosos são: Late Night, The Tonight Show, Jimmy Kimmel Live, Conan, The Ellen DeGeneres Show e Oprah.
“Be thankful for what you have; you'll end up having more. If you concentrate on what you don't have, you will never, ever have enough”
- Oprah Winfrey
“Seja grato(a) pelo que você tem; você vai acabar tendo mais. Se você se concentrar naquilo que não tem, nunca terá o suficiente.”
TV Shows: São histórias de ficção ou baseadas em fatos. Diferentemente das novelas, as séries duram poucos episódios por temporada e são exibidas uma vez por semana, ou são liberados todos os episódios de uma única vez permitindo que os espectadores façam um binge watching (maratonar séries): Algumas séries famosas são: Breaking Bad, Game of Thrones, The Sopranos, The Wire, Friends, The West Wing, The OA, Buffy the Vampire Slayer, Lost, The Simpsons.
“Don’t tell me what I can’t do!
- John Locke, Lost
“Não me diga o que eu não posso fazer!”
Cartoons: Nós consumimos muitos das animações produzidas em inglês. As histórias, geralmente com um fundo moral, têm o objetivo de entreter o público com narrativas mais fantasiosas do que o convencional. Alguns representantes dessa lista são: The Flintstones, Looney Tunes, Peanuts, Scooby-Doo, Spongebob Squarepants, Family Guy, South Park, Bob’s Burgers e The Simpsons.
“Kids, you tried your best and you failed miserably. The lesson is, never try.”
- Homer Simpson, The Simpsons.
“Crianças, vocês tentaram o seu melhor e falharam miseravelmente. A lição é, nunca tente.”
Games
Os games influenciam mais nerds a cada dia. Desde os simples Card Games, clássicos dos encontros de família, até os complexos e massivos Open World Games, existem jogos para todos os gostos. Card Games, Board Games, Charades, Puzzles, Video Games, Role Playing Games todos esses preenchem um universo onde a diversão está apenas a uma passo da sua imaginação.
RPG (Role Playing Games): Os jogos de interpretação de personagem são a base de muitos jogos modernos. Nele um dos jogadores é o narrador e mestre das regras e os demais interpretam personagens com histórias e motivações próprias. Jogar em inglês pode ser um exercício completo para todas as suas habilidades. O primeiro RPG é o clássico Dungeons & Dragons, mas também temos Pathfinder, Call of Cthulhu, Star Wars Roleplaying e Vampire, The Masquerade.
“The secret we should never let the gamemasters know is that they don't need any rules.”
― Gary Gygax, criador de Dungeons & Dragons
“O segredo que nós não devemos deixar os mestres de jogo saberem é que eles não precisam de nenhuma regra.”
Board Games: Na última década os Board Games se tornaram populares novamente. Nesses jogos a movimentação das peças, as regras e as peculiaridades de cada jogo fazem toda a diferença. Sejam eles mais focados para diversão para toda família, jogos para festas ou intermináveis jogos de estratégia, a diversão é garantida. Entre os mais famosos Board Games temos: Pandemic, Ticket to Ride, Betrayal at House on the Hill, Carcassone, Monopoly, Catan, Game of Thrones e Eldritch Horror.
“I think it's wrong that only one company makes the game Monopoly.”
- Steven Wright
“Eu acho errado que só uma empresa possa fazer o jogo Monopoly (Monopólio).”
Video Games: Os jogos eletrônicos se popularizaram na década de 70, com o saudoso Atari 2600. Hoje a indústria dos video games pode ser facilmente comparada com Hollywood e seus grandes blockbusters. Jogar uma campanha de um jogo de video game com áudio e legendas em inglês, claro, pode ser uma grande ferramenta para te ajudar a aperfeiçoar as tuas habilidades nesta segunda língua. Algumas das franquias de jogos que fizeram história são: Metal Gear Solid, Final Fantasy, Resident Evil, The Legend of Zelda, Super Mario Bros, Grand Theft Auto, Call of Duty, Assassin’s Creed, The Last of Us, The Witcher, God of War.
“I will have my revenge!”
- Kratos, God of War
"Eu terei minha vingança."
Nossa lista pode ser extensa, mas o universo nerd é muito maior e repleto de cultura pop, que é excelente para aprender inglês, ou até mesmo outros idiomas. Ainda assim não conseguimos falar sobre todos as referências que muitos de nós amamos, por isso para conhecer um pouquinho mais, dá uma olhada nesse post. E para aprender inglês com referências a cultura pop vem pra Beetools, a Escola de Inglês mais Inovadora do Mundo.