Como estudar no exterior em 5 passos

11 de Fevereiro

Este conteúdo foi produzido em parceria com a StudyFree, plataforma que conecta estudantes a bolsas de estudos em universidades estrangeiras.

Diferente do que muita gente pensa, estudar em uma universidade estrangeira não é mais um sonho tão distante assim. Hoje em dia, as melhores universidades do mundo oferecem bolsas de estudos ou outras facilidades para atrair estudantes internacionais. E o melhor é que você não precisa ser um gênio para conquistar uma bolsa no exterior, só precisa ter um bom passo-a-passo que te guie na preparação da sua candidatura.

Em parceria com a StudyFree, parceira da Beetools, nós definimos cinco passos essenciais que abrangem toda a sua jornada de preparação para estudar fora. E que irão elucidar, de maneira prática, o que você precisa fazer a partir de agora para conquistar uma vaga e uma bolsa de estudos no exterior. 

Bora descobrir quais são esses 5 passos?


1. Escolha o(s) país(es) onde você quer estudar e o programa ideal para você

O primeiro passo é pensar qual seria o programa ideal para você. Considere sua área de atuação, qual o grau de especialização que você está procurando (graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado…), qual a duração ideal do programa, e, não menos importante, quais países você tem interesse em morar. 

É fundamental que essas duas decisões estejam alinhadas, pois enquanto alguns países possuem um sistema educacional mais técnico (é o caso da Alemanha, República Tcheca, Estados Unidos e países asiáticos), outros possuem uma tradição educacional mais reconhecida em áreas de estudos ligados à criatividade (como Itália e França). E também têm aqueles países cujo sistema educacional é fortemente atrelado a atuação civil, direitos humanos e proteção ambiental (como nos países nórdicos - Finlândia, Suécia e Noruega).  

Mas é importante lembrar que isso não é uma regra! E universidades excelentes, de diversas áreas de atuação, coexistem no mundo todo.

Clique aqui para acessar esse conteúdo em inglês, no blog da StudyFree.

2. Escolha uma (ou duas, ou três…) universidade

O segundo passo é definir qual ou quais universidades estão no(s) país(es) que você escolheu anteriormente, e que oferecem programas de estudos do seu campo de atuação e interesse. Busque informações sobre a universidade, a qualidade do ensino, sobre os professores e ex-alunos. Mas também atente-se para o custo de vida na região onde a universidade está localizada, se o país e o programa permitem que você trabalhe por um período, se a universidade é pública ou privada, se ela oferece suporte para estudantes estrangeiros, entre outras informações que você encontra explorando o site da universidade e googleando muito!

Lembre-se: você pode escolher (e nós até recomendamos) aplicar para mais de um único programa. Assim, suas chances de receber uma carta de admissão aumentam. E quem sabe você não poderá até mesmo escolher entre uma universidade ou outra? (Isso é o que chamamos de perrengue chique!) 

3. Prepare a documentação

A documentação necessária para se aplicar a um programa e/ou bolsa de estudo varia de acordo com o programa, a universidade e o país escolhido. Porém, praticamente, todas as universidades possuem requisitos parecidos com os da lista abaixo. 

  • Tradução juramentada do seu diploma da formação anterior;
  • Carta de motivação (é nela em que você vai soltar o verbo, contar sua trajetória e porquê você é o candidato ideal para o programa escolhido);
  • Cartas de recomendação;
  • Comprovação de proficiência no idioma no qual suas aulas serão ministradas. (Na maioria dos programas internacionais, o idioma oficial é o inglês. Para se candidatar a um desses programas, você deverá comprovar sua proficiência através de um exame de proficiência, como o TOEFL, por exemplo.)

Mais simples do que você imaginou, não é mesmo?!

4. É hora de buscar por bolsas de estudos!

O seu processo de aplicação para o mestrado, doutorado ou qualquer outro programa e o processo para conquistar uma bolsa de estudo são, geralmente, dois processos diferentes! A boa notícia é que você pode optar por um programa específico e encontrar mais de uma bolsa de estudo disponível para ele.

Existem diferentes tipos de bolsas de estudos:

  • Bolsas de estudos promovidas por programas governamentais (nesse caso, é o governo do seu país de origem ou do seu país de destino que pagará integralmente ou parcialmente seus estudos).
  • Bolsas de estudos da própria universidade (bastante ofertadas por instituições de ensino particulares, geralmente essas bolsas isentam o aluno de pagar as taxas para realizar seus estudos).
  • Bolsas de estudos de organizações ou fundos particulares.

Que tal começar agora mesmo a procurar por bolsas para seus estudos no exterior? Acesse a plataforma da StudyFree.

5. Atente-se as datas e crie um cronograma

É importante que você anote todas as datas importantes para a sua aplicação. Deadline para envio dos documentos, quando a universidade ou programa começa a receber as candidaturas e quando as aplicações são encerradas… Cada universidade possui um período específico para os alunos interessados enviarem suas applications. Por isso, na hora de selecionar qual ou quais programas você pretende se candidatar, aproveite para fazer um cronograma de preparação com as datas chaves e deixar sempre em um local visível. 

Viu só como estudar no exterior não é assim tão complicado?! Ah, e você sempre pode contar com a Beetools para alcançar a proficiência em inglês e com a StudyFree para te orientar em todo o processo de aplicação.

Tags:

Beetools

Somos mais que uma escola de inglês. Aqui você aprende de maneira rápida, eficiente e divertida! Vem pra Beetools 8)

Gostou? Compartilhe!

Você também pode gostar de:

Cultura

Páscoa em inglês: conheça a origem do feriado!

English Tips

Família em inglês: aprenda o nome de cada integrante!

Cultura

Como surgiu o St. Patrick's Day?

Rolando lá no nosso insta