O uso do role-play (RPG) como ferramenta de ensino
RPG é uma sigla em inglês que quer dizer "Role-Playing Game", e descreve um jogo de representação e interpretação de personagens. Na verdade, não se trata de um jogo, pois não há vencedores nem perdedores, mas é uma forma de história interativa, em que a narrativa é estabelecida por todos os participantes.
O RPG mistura encenação, criatividade e estratégia para gerar personagens controlados pelos jogadores, mas sem nenhum roteiro fixo. As pessoas devem tomar as decisões com base nas características dos personagens criados, sem se prender a nada.
Há psicólogos americanos que já viram o valor do RPG e o utilizam como uma ferramenta de terapia para desenvolver a socialização de pacientes. Isto inclui aprender a lidar com as pessoas, encontrar sua própria voz e entender como se posicionar.
Mas por que usamos o RPG em nossas aulas?
Através do RPG, é possível estimular e desenvolver as famosas soft skills, como raciocínio lógico, comunicação, contextualização, trabalho em grupo, empatia, senso crítico, aprender com o erro, criatividade, etc.
No RPG a pessoa participa ativamente, como um ator ou atriz que representa um papel, portanto, o RPG também pode ser responsável por ajudar a pessoa a desenvolver sua autonomia, pois em um mundo que está em constante evolução, é essencial que ela aprenda a conviver com as incertezas, dúvidas, desafios e imprevistos.
Pesquisadores da Universidade de Adger, na Noruega, também acreditam na funcionalidade educacional do RPG. O levantamento deles reuniu oitenta e três estudantes das classes do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública norueguesa. Esses estudantes foram divididos em três grupos, sendo dois deles expostos às atividades de RPG e o outro apenas aos métodos tradicionais de ensino.
Segundo Ruen Andersen, responsável pela pesquisa, o estudo comprovou que “o uso de jogos de papel educativos aumenta a atitude e o uso de colaboração, melhorando a absorção do conteúdo e facilitando a convivência entre alunos e professores.”
Quando se trata de ensino de idiomas, o RPG pode ser um meio para conduzir estudantes a compreenderem e utilizarem a língua de maneira mais natural e funcional.
Aqui na Beetools, nossas aventuras são escritas por um game designer e mestre profissional de RPG. Os enredos são jogados em inglês e feitos sob medida para BeeStudents de todas as idades. Tudo isso guiado por um(a) teacher-mestre, que narra e direciona a aventura vivida pelos personagens.
Então, inserindo estudantes nessas aventuras, além de praticar inglês, estamos preparando BeeStudents para interações na sociedade, tanto profissional quanto socialmente.