Soft Skills e Hard Skills no aprendizado de um novo idioma
Se você está buscando ou já buscou uma vaga de emprego ou uma oportunidade de estágio, com certeza já se deparou com duas expressão bem famosas: "soft skills" e "hard skills".
São termos parecidos, mas que se referem a habilidades bem diferentes. Além disso, precisam ser trabalhadas em conjunto para o sucesso profissional.
Mas sabia que aprender um novo idioma tem muita relação com as duas "skills"? Saiba como!
O que são Hard Skills?
As famosas "hard skills" são habilidades técnicas e específicas, que podem ser aprendidas por meio de treinamentos, cursos e experiências, por exemplo.
Elas são mais facilmente medidas, uma vez que é possível avaliar se uma pessoa possui ou não determinada habilidade.
Confira alguns exemplos:
- Saber outro idioma
- Ter conhecimento em softwares
- Possuir habilidades em uma área, como matemática, biologia ou redação
E o que são as Soft Skills?
Aqui é que as coisas ficam mais difíceis de serem medidas. As "soft skills" são habilidades emocionais e sociais que temos desde de que nascemos ou que são desenvolvidas com o tempo e a prática.
Elas são importantes para o desenvolvimento de relações interpessoais e para a construção de uma carreira de sucesso.
Exemplos:
- Comunicação clara
- Resiliência
- Liderança
- Trabalho em equipe
Qual a relação disso tudo com aprender um novo idioma?
Dominar um segundo idioma, especialmente o inglês que é a língua mais importante do mundo, é fundamental. Isso vale tanto para as hard skills, quanto para as soft skills.
A língua inglesa é amplamente utilizada em diversas áreas profissionais. Por isso, para quem deseja se destacar em sua área de atuação, é fundamental dominar a língua: como já passamos no começo do texto, é uma hard skill relevante.
Por outro lado, a capacidade de se comunicar em inglês também é uma soft skill valorizada pelas empresas, porque necessita de outras habilidades como se comunicar com clareza, manter bom relacionamento com pessoas de outras países e ter espírito de liderança.
O inglês pode mudar a sua vida profissional! Que tal conhecer um pouco da escola de inglês mais inovadora do mundo???