Upskilling e Reskilling: como aprender um novo idioma com foco no futuro
Upskilling e Reskilling são conceitos novos que resumem a importância da qualificação contínua.
A tecnologia está remodelando a força de trabalho. Mas como o mundo vai acompanhar as rápidas mudanças se a forma de ensino e aprendizado ainda é linear e tradicional?
A partir disso, podemos compreender melhor o que é Upskilling e o que é Reskilling.
Upskilling e Reskilling: o que são e por que importam para a minha carreira?
Upskilling (up: cima, skill: habilidade) pode ser traduzido como qualificação ou "aprender novas habilidades/qualificações". De maneira geral, o upskilling é a forma de potencializar as habilidades de uma pessoa para que sejam mais relevantes para o futuro.
Já o Reskilling é a capacidade de requalificação: desenvolver novas habilidades para serem aproveitadas em áreas diferentes. É voltado para profissionais que querem mudar a rota de suas carreiras e serem mais versáteis em outras áreas.
UPSKILLING: MELHORAR AS SUAS HABILIDADES COM FOCO NO FUTURO
RESKILLING: DESENVOLVER NOVAS HABILIDADES PARA ÁREAS MAIS COMPETITIVAS
Se qualificar para acompanhar a evolução do trabalho está ligado ao Lifelong Learning, a capacidade de aprender de forma contínua, além de entender que a aprendizagem nunca termina.
Se milhões de empregos vão desaparecer, outros milhões vão surgir. As máquinas, robôs, sistemas e ferramentas de inteligência artificial ainda precisarão de pessoas para criá-las, além de analisar e administrar seus resultados e impactos. Se reinventar profissionalmente com foco em ser relevante para o trabalho do futuro é um dos principais desafios da era digital.
As empresas já estão enfrentando dificuldades no preenchimento de várias vagas, principalmente no setor de tecnologia. Enquanto isso, milhões de pessoas buscam a recolocação no mercado de trabalho.
Mas não é só a área de tecnologia que passa por esse problema…
Aprender um novo idioma é praticar Upskilling e Reskilling?
A atuação profissional está cada vez mais global e as empresas buscam profissionais que se comuniquem com pessoas de diferentes nacionalidades. O inglês, como o idioma mais importante do mundo, é muito importante para ganhar mais competitividade em qualquer área, seja com foco no Upskilling, seja no Reskilling.
Mas não é só aprender a língua! É também preciso ter habilidades de comunicação e relacionamento, as famosas soft skills.
Elas estão relacionadas com o bom convívio entre as pessoas, comunicação interpessoal, ética, inteligência emocional, criatividade e pensamento crítico, por exemplo.
Upskilling e Reskilling: Como colocar em prática enquanto aprende um novo idioma?
As aulas tradicionais de inglês, que se adaptam lentamente às transformações digitais, já não são mais suficientes. Nem os cursos online de idiomas (que, na maioria das vezes, só passam o conteúdo para uma plataforma virtual) dão conta dessa rápida mudança.
Por isso, busque cursos de idiomas que foquem na comunicação com professores e colegas em tempo real, no uso da tecnologia e no desenvolvimento de habilidades extras.
Lembre-se: a responsabilidade por desenvolver o upskilling e o reskilling é compartilhada entre:
- A pessoa (que tem interesse em melhorar e desenvolver habilidades profissionais mais competitivas);
- A empresa (que precisará de uma força de trabalho qualificada para o futuro); e
- Os governos (que possuem interesse no avanço da economia).
A Beetools, escola de inglês inovadora, possui cursos e planos empresariais que ensinam o idioma com empatia e significado, com foco na comunicação, sem deixar de lado o desenvolvimento de soft skills. Tudo isso com uso de realidade virtual, inteligência artificial, big data e flexibilidade de horário e lugar!