Afinal, quando o inglês chegou ao Brasil?
Sabemos muito bem que o inglês é uma língua bastante antiga e que se espalhou pelo mundo inteiro. Até hoje, o inglês é o principal idioma para o comércio no mundo e um dos idiomas mais falados também, principalmente por ser muito fácil de se aprender.
Mas quando o inglês chegou aqui no Brasil? Se você tem essa dúvida e nunca conseguiu descobrir a resposta, veio ao lugar certo, pois hoje, com a Beetools, você terá uma aula de história (ou quase isso). Aproveite logo abaixo!
Descubra quando e com quem o inglês chegou ao Brasil
Não se sabe ao certo quem foi o primeiro falante de inglês que pisou em solo brasileiro. Na verdade, o que se sabe é que, por volta de 1530, já haviam redes de comércio feitas por ingleses entre Brasil, África e Inglaterra.
Naquela época, também era comum a presença de corsários — sim, navios de piratas! — de várias nacionalidades navegando pelo Oceano Atlântico. A maior parte do comércio era feito pelos ingleses e indígenas, por meio de escambo, o que tornava o “comércio” livre da regulação portuguesa.
- Leia também: Como usar “too” corretamente em inglês?
A região onde hoje fica o estado do Maranhão é provavelmente a que mais fazia comércio com os ingleses. Inclusive, há registros de uma fortificação inglesa construída por lá. Alguns desses fortes também foram construídos na região do Amapá, próximos àda foz do Rio Amazonas.
Três séculos após o início da colonização portuguesa, a família real chegou ao Brasil. Com a vinda da corte, várias coisas melhoraram e foram implantadas em nosso território a partir de 1808. Os ingleses já haviam firmado uma parceria comercial muito forte com os portugueses e também eram aliados contra Napoleão Bonaparte. Foi em 1809 que o Príncipe Regente, por meio de decreto, formalizou o ensino de inglês no Brasil.
O Padre Jean Joyce, de origem irlandesa, foi o primeiro professor de inglês (oficial) do Brasil. Em 1837, o Colégio D. Pedro II foi fundado e em sua grade já incluía o ensino de inglês para os estudantes. Já em 1930, quase 100 anos após a fundação dessa instituição, como medida para contrabalancear o prestígio da Alemanha no Brasil, o inglês se tornoua o principal idioma estrangeiro ensinado em nosso território.
Com essa difusão em diversas escolas regulares, a partir da década de 1960, o ensino de inglês também passou a ser estabelecido em escolas livres, como é o caso da Beetools, uma das escolas mais tecnológicas do Brasil.
Essa foi uma breve, reduzida e simples história sobre como o inglês começou a ser ensinado por aqui. Continue descobrindo um novo jeito de aprender inglês com a gente e siga acompanhando tudo o que apresentamos aqui no blog da Beetools!