Past continuous: como falar do passado com ING?
Falar do passado pode nos lembrar de momentos incríveis, gerando muita saudade e nostalgia. Em inglês, há diversas possibilidades para se relembrar alguma coisa, inclusive utilizando o Past Continuous. Esse tempo verbal, quando usado com o famoso “ING”, pode transformar suas experiências passadas em relatos cativantes e cheios de detalhes.
Mas não precisa ficar com medo! Por aqui, nada de complicações gramaticais, pois estamos dispostos a descomplicar tudo e tornar o aprendizado do inglês mais divertido!
- Aprenda também: Simple Future: qual a diferença entre Will e Going to?
Quer saber mais sobre o assunto? Então vem com a gente para descobrir como dominar o Past Continuous e impressionar na próxima vez que contar suas experiências em inglês. Let's dive in!
ING: como utilizá-lo no passado?
Past continuous nada mais é do que uma maneira de falar de uma ação que estava acontecendo no passado. Basicamente, é como se, daqui um tempo, você encontrasse alguém e dissesse: "Eu estava lendo um blog". Em inglês, essa frase ficaria: "I was reading a blog". Veja mais um exemplo!
I was watching TV last night. (Eu estava assistindo TV ontem à noite.)
Você consegue identificar que a frase acima está no passado pelo uso de “last night” (ontem à noite) e do verbo “to be” no passado com “was”, certo? Porém, temos um elemento diferenciado que é o verbo “to watch” + o sufixo -ing. Lembra do ING? Ele indica uma situação que está acontecendo, de forma contínua. Confira!
I am having lunch. (Eu estou almoçando.)
A frase acima se refere a uma situação que está acontecendo agora mesmo, no presente. Agora, basta a gente colocar essa frase no passado. Para isso, vamos trocar o “am” (verbo to be) pela sua forma no passado, que é “was” — logo, a nossa frase ficará: I was having lunch. (Eu estava almoçando.)
Como usar o Past Continuous em frases negativas?
É bem fácil utilizar o Past Continuous, sobretudo porque a maioria dos verbos em inglês não flexiona, isto é, são verbos regulares que não mudam sua forma de um tempo verbal para o outro. Contudo, o famoso verbo “to be” é irregular, o que significa que ele é um dos verbos que mudam de acordo com os tempos verbais.
Na forma negativa, iremos acrescentar às frases a palavra “not”, que cria elisão com o verbo “to be”, ou seja, se junta a ele. Dessa maneira, “was not” se transforma em “wasn't” e “were not” se torna “weren't”. Vamos aos exemplos!
I wasn't running. (Eu não estava correndo.)
She wasn't studying. (Ela não estava estudando.)
We weren't doing anything. (Nós não estávamos fazendo nada.)
E, para fechar esse assunto, vamos lembrar da forma interrogativa. Em inglês, nós invertemos a posição do verbo e do sujeito na frase para fazer uma pergunta — e, no Past Continuous, acontece o mesmo. Basta mudar a posição do verbo “to be” no passado. Veja!
Were you studying when he called? (Você estava estudando quando ele ligou?)
Was he working at home last night? (Ele estava trabalhando em casa noite passada?)
Agora é só continuar praticando para não esquecer! E, se quiser continuar descobrindo um novo jeito de aprender inglês, aproveite para ler outros conteúdos postados aqui no Blog da Beetools. See you!