She ou Her: quando usar cada pronome corretamente?
Muita gente ainda fica em dúvida quando estamos falando sobre o uso de “you and I” e “you and me”. Você também se confunde? Mas calma, estamos aqui para te ajudar! Para começar, dê uma olhada na tabela abaixo:
As palavras da primeira coluna você já conhece, right? O que vamos te explicar agora é quando e como usar as palavras que estão na terceira coluna da imagem: os pronomes oblíquos em inglês!
Pronomes oblíquos em inglês: descubra quando usar “She” e quando usar “Her”
Retornando à tabela, você já deve ter percebido que tanto "you" quanto "it" se aplicam igualmente nos dois casos, certo? Porém, a confusão começa quando falamos dos outros pronomes, como “I”, “She”, “He” e “They”.
As palavras da terceira coluna são pronomes que servem para acompanhar ou substituir nomes em uma frase. No caso dos pronomes pessoais oblíquos, eles também assumem a função de complementar as frases. Assim, tanto na fala quanto na escrita, as orações se tornam menos repetitivas. Aqui vai um exemplo!
I called my mom because I needed to talk to my mom. (Eu liguei para a minha mãe porque eu precisava falar com a minha mãe.)
Percebe como a expressão "my mom" fica repetitiva nessa frase? Por isso, nós podemos substituir o último "my mom" por apenas "ela", para suavizar. Veja como fica:
I called my mom because I needed to talk to her. (Eu liguei para a minha mãe porque eu precisava falar com ela.)
Soa muito melhor, right? Vale destacar que “She” não se aplica ao final dessa frase justamente por conta do pronome oblíquo, que deve ser usado nesse caso para complementar o verbo “talk”. Vamos conferir mais exemplos!
He was looking for her. (Ele estava procurando por ela.)
That's a beautiful blouse. How much did you pay for it? (É uma linda blusa. Quanto você pagou por ela?)
I’m happy for them. (Estou feliz por eles.)
I’m trying to talk to you. (Estou tentando falar com você.)
She ou Her? He ou Him?
Vamos propor um pequeno exercício lógico para fixar essa regra básica do inglês. Observe a frase abaixo:
____ has to study.
Como você completaria a lacuna: "She has to study" ou "Her has to study"? O correto é: “She has to study”. Mas por que não podemos falar “Her has to study”?
Anota aí: para usar os termos que estão na terceira coluna daquela tabela, você precisa colocá-los sempre DEPOIS de um verbo, embora eles também possam aparecer antes de um verbo, caso já tenha pelo menos um exposto anteriormente: "I told her to do that" (Eu disse a ela para fazer isso.), perceba que "her" vem logo na sequência de um verbo, mesmo que outro esteja logo na sequência. Cuidado para não confundir! Mais um exemplo:
He will help ____.
Como você falaria essa frase: "He will help I" ou "He will help me"? Escolheu “me”? Acertou em cheio! A frase correta é: “He will help me”. Nesse exemplo, usamos o "me", pois ele está posicionado depois do verbo “help”, complementando o sentido dele. Got it?
A partir de exemplos da vida real, tudo se torna mais fácil, right? E, com a Beetools, é desse jeito mesmo! Nós queremos que você fale o inglês da vida real, se aprimorando por meio de exercícios práticos, que incluem muita conversação com seu teacher-mentor.
Gostou? Então venha experimentar um novo jeito de aprender inglês com a Beetools! Bye bye 8)