Educação

Você sabe quais são os 4 Pilares da Educação?

29 de Marco

"Less teaching, more learning." é uma frase que vive na nossa essência. Para contextualizar para você, a nossa Academic Strategy and Planning Coordinator, Adriana Masson, explica nesse artigo os 4 pilares da educação estabelecidos pela UNESCO e como a Beetools está alinhada a eles.

Então vamos lá!

Você sabe quais são os 4 Pilares da Educação?

Segundo a Unesco são eles:

  1. Aprender a conhecer (aprender a aprender)
  2. Aprender a fazer
  3. Aprender a conviver
  4. Aprender a ser

 

Esses pilares estão no relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI e nele foram definidos os quatro tipos de aprendizados considerados essenciais para que as pessoas se desenvolvam cognitiva e socialmente. 

Existe um grande problema no modelo de ensino atual, tanto nas escolas de ensino fundamental, médio e escolas de inglês: o fato desse modelo ser do século XIX. Estamos ensinando as pessoas do mesmo modo que eram ensinadas há 200 anos. 

É o modelo expositivo e impositivo desenhado para dar conta de um mundo que vivia entre a primeira e a segunda revolução industrial. Mas o mundo hoje é outro, não é mesmo?

Levando isso em consideração, percebe-se que há uma importância de tratarmos com urgência as defasagens na aprendizagem e a Beetools está atenta a isso.

 

Como a Beetools está alinhada aos 4 pilares da educação?

 

Aprender a conhecer (aprender a aprender)

O primeiro pilar refere-se à aquisição dos instrumentos da compreensão, à busca pelo conhecimento. Não se trata apenas de receber informações, mas sim, de ir atrás delas. BeeStudents (pessoas que estudam com a Beetools) aprendem a descobrir coisas novas de forma autônoma, ou seja, buscam conhecimentos por si mesmas. 

 

Aprender a fazer

Este pilar é um dos mais importantes, pois é por meio da experimentação que estudantes mais aprendem e fixam os conhecimentos adquiridos. Através da gamificação, realidade virtual e ambientes virtuais de aprendizagem, colocamos a pessoa como protagonista da sua jornada, participando ativamente das ações enquanto aprende inglês. Essas atividades aumentam significativamente o desempenho e a retenção do aprendizado, além de proporcionar uma experiência lúdica, leve e divertida. 

 

Aprender a conviver

Em nossos workgroups, BeeStudents ficam em um contexto coletivo onde tomam decisões em conjunto, encaram desafios e diversidades, e criam laços afetivos. No RPG, aprendem a convivência em grupo, as responsabilidades pessoais e os impactos das tomadas de decisões. Tudo isso com teacher-mentor fazendo a mediação entre essas interações, garantindo que cada pessoa execute uma parte, para que uma aprenda com a outra.  

 

Aprender a ser

Por fim, o quarto e último pilar da educação, segundo a Unesco, é o aprender a ser.‌ Trata-se da compreensão de si mesmo, da introspecção e do autoconhecimento. ‌‌Nossas aulas são individuais, pois cada pessoa aprende a seu modo, estilo e ritmo. Com isso, criamos oportunidades para que estudantes descubram seu próprio potencial.

 

Perceba que todos os pilares estão ligados ao “aprender” e não ao “ensinar”. É o que chamamos de less teaching, more learning. 

 

A tecnologia substitui boa parte da aula expositiva através do uso de uma plataforma com conteúdo digital de qualidade, que convida quem estuda conosco a participar ativamente de ambientes virtuais de ensino e permite o acompanhamento da evolução de cada pessoa, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada estudante. 

São esses pilares que trabalhamos dia a dia na Beetools, para trazermos a melhor experiência em aprendizagem de inglês para pessoas que buscam aprender de uma maneira eficiente, divertida e personalizada.

 

Adriana Masson

Academic Strategy and Planning Coordinator

 

Tags:

#Lifestyle

Beetools

Somos mais que uma escola de inglês. Aqui você aprende de maneira rápida, eficiente e divertida! Vem pra Beetools 8)

Gostou? Compartilhe!

Você também pode gostar de:

Cultura

Páscoa em inglês: conheça a origem do feriado!

English Tips

Família em inglês: aprenda o nome de cada integrante!

Cultura

Como surgiu o St. Patrick's Day?

Rolando lá no nosso insta