Afinal, como escrever um e-mail profissional em inglês?
Embora mensagens instantâneas estejam se tornando cada vez mais aceitáveis no ambiente de trabalho, o e-mail ainda é tido como um canal oficial para a comunicação interna de muitas empresas.
Por mais que pareça fácil, existem alguns detalhes importantes para se levar em consideração ao redigir um e-mail profissional. E, assim como acontece em português, em inglês também há diversas formas de se escrever uma mensagem de um jeito mais cordial e formal.
Dessa maneira, se você estiver querendo concorrer a uma vaga no exterior ou pretende entrar em contato com alguma instituição de ensino estrangeira, fique ligado em tudo o que abordaremos logo abaixo!
1. Comece com uma saudação
Para começar sua mensagem, é costume usar "caro" ou "prezado" em um e-mail formal, ao invés de “Hello” ou “Good Morning”. Em inglês, podemos utilizar “Dear”. Após isso, você seguirá com o sobrenome — levando em consideração que, formalmente, em inglês é comum chamar as pessoas pelo sobrenome — ou título desse destinatário, como “Sir”, “Doctor”, etc.
E atenção: caso você esteja respondendo a um e-mail, é importante usar na saudação o mesmo nome ou título que o remetente usou na assinatura da mensagem que te enviou por último para não cometer nenhuma gafe.
2. Cumprimente seu destinatário
Ao invés de perguntar como a pessoa está com um simples “How are you?”, normalmente, em um e-mail profissional é melhor dizer: “espero que você esteja bem”. Assim, utilize a frase “I hope this finds you well”, que é uma declaração amistosa e cordial, e não uma pergunta.
3. Quando algo está “em anexo”
Em inglês, não é comum dizer que algo "está em anexo" (is in attachment). Para comunicar que está enviando um documento ou arquivo para alguém, você deve pedir que o destinatário "encontre o arquivo anexo”. Confira o exemplo abaixo!
Please find this month's report attached. (Em anexo está o relatório deste mês.)
4. Fique à disposição
Depois de escrever toda a mensagem necessária, tentando ser o mais sucinto e claro possível, é bom avisar que você está à disposição caso tenha restado alguma dúvida ou eles estejam precisando de algo. Em inglês, é possível adicionar uma frase específica para isso: “Let me know if there's anything else I can do for you” (Fale comigo se houver algo a mais que eu possa fazer por você, em tradução livre).
Há ainda algumas variações para a frase, como “Let me know if you have any questions” (Fale comigo se você tiver alguma dúvida, em tradução livre).
5. Aguardando o retorno
Em português, é normal encerrar uma mensagem dizendo que você aguarda algum tipo de retorno para aquele e-mail. Mas, em inglês, escrevendo de modo literal, não é comum finalizar com essa frase.
Nesse sentido, o melhor é dizer que você está aguardando algo ansiosamente, com a expressão “Look forward to [...]". Se você quiser dizer que aguarda ansiosamente assistir a apresentação do seu colega, por exemplo, poderá escrever: “I look forward to seeing your presentation”.
6. Finalizando o e-mail
Por fim, existem diversas formas de assinar um e-mail, right? Entre elas, temos "Atenciosamente", "Grato", entre outras. Em inglês, há opções como: “Regards”, “Thank you/Thanks”, “Sincerely” e “Best”.
“Regards” tem um sentido mais formal e pode ser usado em todos os casos em que se usaria “Atenciosamente”. Você também pode acrescentar outras palavras a ele, como “Best regards”, “Kind regards” ou então “Warm regards”, para dar ainda mais sentido ao cumprimento final.
Que tal conferir mais exemplos?
Agora que entendemos as construções essenciais de um e-mail em inglês, vamos ver como ficaria uma composição inteira na prática? No exemplo, um candidato está enviando seu currículo para uma vaga em determinada empresa. Confira logo abaixo!
Dear Sir Johnson,
I hope this finds you well. I have noticed your company's work in the educational field, and I believe that I could be an asset to your success. Please find my resumé attached. Let me know if there are any questions, and I look forward to hearing from you.
Best regards, John Smith. |
Não é difícil escrever um e-mail profissional quando você entende a estrutura convencional e alia determinadas frases importantes à sua mensagem. Mas, caso você ainda precise de ajuda nesse assunto, let me know if you have any questions!
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