Blue Monday: como surgiu o dia mais triste do ano?
Hoje é a Blue Monday (Segunda-feira Azul), o dia mais triste do ano. A data cai sempre na terceira segunda-feira de janeiro.
Você se lembra da cor utilizada para a personagem "Tristeza" no filme da Disney, "Divertidamente"? Pois, é! Além da cor, "blue" também é uma palavra em inglês utilizada para expressar sentimentos de desânimo e infelicidade:
I’m feeling blue this week.
Eu estou me sentindo triste esta semana.
My mom likes to bake cakes when she is blue.
Minha mãe gosta de assar bolos quando ela está triste.
Mas será que essa data realmente é tão triste assim?
O termo "Blue Monday" foi criado em 2005 pelo psicólogo inglês Cliff Arnall. A ideia não tem fundamento científico, sendo apenas uma teoria. Arnall entendeu que existe uma série de razões para as pessoas se sentirem mais "pra baixo" nesta época do ano.
Uma delas é ser um período pós-festas de Natal e Ano Novo. Para algumas pessoas, é ainda a semana depois das férias e viagem de final de ano. As promessas feitas no dia 1° começam a esfriar, a rotina volta ao normal e as despesas aumentam, mandando a motivação lá pra baixo.
Além disso, ao contrário do Brasil, janeiro é inverno no hemisfério norte do mundo, época de chuvas e frio. Também é uma data longe de outros feriados. Por aqui, entretanto, já entramos na expectativa para o carnaval.
Por isso, a terceira segunda-feira foi escolhida como símbolo dessa época de desmotivação, especialmente nos países europeus.
A boa notícia é que a suposta tristeza que acontece nos dias próximos à Blue Monday é apenas temporária. E se estiver se sentindo pra baixo, não tenha medo de procurar ajuda se precisar!
Procurando um curso de inglês divertido e motivador? Conheça a gente!