Como tirar um visto para os Estados Unidos?
Muita gente tem interesse em viajar pelo mundo, right? E temos certeza de que quem aprende inglês quer ir, ao menos uma vez, para os Estados Unidos. Você sabia que, para entrar nesse país, é necessário, além do passaporte, ter um visto específico?
Logo abaixo, você vai entender como funciona esse processo na prática. Mas atenção: se restar alguma dúvida, não hesite em procurar informações oficiais em plataformas do governo, okay? Aproveite!
O que é um visto?
Um visto é uma permissão especial para viajar para determinados países, principalmente aqueles que têm regras mais rígidas no controle de entrada e saída de pessoas. Os Estados Unidos são um desses países, cujo visto tem duração estimada de até dez anos. Mas tudo depende do tipo do visto emitido!
Os tipos mais comuns são: visto de trabalho, de estudos, de turismo, entre outros. Essa anotação no passaporte dá direito ao titular de ficar no país pelo tempo estipulado pelos serviços de imigração. Inclusive, é possível que o visto nem seja concedido, caso seja notada alguma irregularidade na sua documentação.
Neste texto, você verá especificamente como tirar um visto para adentrar os Estados Unidos. Porém, as regras para a emissão dessa autorização podem variar de país para país. No geral, se pede uma série de documentos para averiguar a situação do solicitante, dependendo do tipo de visto desejado, para, assim, se conceder a autorização efetiva.
Entendendo os tipos de vistos para os Estados Unidos
Pode parecer um tanto complexo, mas tirar um visto é como obter o passaporte ou comprar as passagens para sua viagem: apenas mais um passo necessário para chegar ao seu destino.
Existem muitas histórias na internet de pessoas que tiveram seus vistos negados, mas não desanime diante delas! Cada caso é um caso, e há, certamente, uma quantidade muito maior de vistos concedidos do que negados.
Todos os cidadãos brasileiros precisam de visto para entrar nos Estados Unidos. Se você deseja estudar lá, antes de qualquer coisa, é necessário ser aceito por uma instituição de ensino americana. A partir disso, você poderá solicitar os documentos para tirar o visto, além de pedir que eles paguem os valores das taxas.
Já quem deseja trabalhar em solo americano deve receber uma oferta de emprego e solicitar seu visto de trabalho e Green Card — um visto permanente de imigração. Há diversas pessoas que vão aos Estados Unidos para depois conseguirem um emprego, mas os vistos são diferentes e há a possibilidade de se ficar ilegal no país.
Como tirar um visto para os Estados Unidos?
A maioria das pessoas pode querer apenas visitar os Estados Unidos, portanto, um visto de turismo já vai bastar nesses casos. Anote todas as nossas dicas a partir de agora!
1. Preencha o formulário
Primeiramente, com o passaporte em mãos, preencha o formulário de solicitação de visto, com seus dados pessoais e planos de viagem, diretamente no site da Embaixada dos Estados Unidos.
2. Pague as taxas
Depois disso, você deverá emitir um boleto para pagar as taxas de inscrição. Infelizmente, o processo de solicitação de visto não é gratuito e o pagamento das taxas não garante que seu visto será concedido.
3. Agende seu horário no consulado
Após o pagamento das taxas, você poderá agendar um horário em um dos consulados para entregar seus documentos e ser entrevistado. Existem alguns consulados para se escolher no Brasil. Você pode ir até Brasília, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro ou São Paulo.
Normalmente, os horários disponíveis mais próximos ocorrem somente depois de algumas semanas. Por isso, é uma boa ideia iniciar esse processo de requisição com alguns meses de antecedência da data programada para a sua viagem.
4. Separe seus documentos
Quando chegar o dia da sua entrevista, você irá se dirigir ao consulado no horário agendado com toda a documentação necessária. Não há uma lista de documentos específicos que o consulado possa querer ver, mas, em geral, o que eles procuram é uma prova de que você tem condições de pagar sua viagem de ida e volta.
Dessa maneira, recomendamos que você leve seu passaporte, RG, CPF, comprovante de residência, extratos bancários, comprovante de renda, comprovante de compra das passagens de ida e de volta, além de uma lista com todos os lugares que você pretende visitar nos Estados Unidos.
Se for a museus, parques e shows, tente já adquirir os ingressos para demonstrar que essa vontade é legítima. Outra dica é mostrar comprovantes de reservas em hotéis.
Dependendo do consulado que você escolher para se inscrever, poderá ser necessário se apresentar por dois dias seguidos para concluir o processo de inscrição. Certifique-se de verificar as informações oficiais no site do consulado e preste muita atenção ao agendar sua consulta.
5. Aguarde a emissão do visto
Após a conclusão da entrevista e análise documental, o consulado determinará se o seu visto será concedido ou negado. Em ambos os casos, seu passaporte e outros documentos serão devolvidos a você assim que a decisão for tomada. Se tudo correr como planejado, você pode ir em frente e fazer as malas!
Seu batimento cardíaco já está um pouco acelerado? É normal ficar ansioso pensando em todas essas etapas diferentes, mas não se preocupe! Basta dar um passo de cada vez e, antes que você perceba, você estará embarcando no avião para a sua próxima aventura!
Gostou de descobrir como funciona o processo de emissão de um visto para viajar aos Estados Unidos? Então continue ligado em tudo o que apresentamos aqui no blog da Beetools para não perder mais conteúdos imperdíveis como esse!