O Exorcista: filme de 1973 continua assustando muita gente; saiba mais!
Muitos filmes alimentaram a cultura pop desde a popularização da sétima arte. E, quando se fala em filmes de terror, O Exorcista (The Exorcist), de 1973, sempre se destaca. O filme, roteirizado por William Peter Blatty e dirigido por William Friedkin, é uma mistura de histórias populares, contos macabros e excelente técnica cinematográfica, apresentando uma trama capaz de amedrontar até os mais corajosos.
Até os dias atuais, muitos cineastas são influenciados por todas as artimanhas narrativas de O Exorcista, produzindo obras com referências a essa produção. E você sabia que há muitas histórias macabras que também ocorreram nos bastidores na época? Portanto, prepare-se! Neste Halloween, venha com a Beetools para assustar para todos os lados. Aproveite logo abaixo!
Qual a história de O Exorcista?
A história se inicia com o padre e arqueólogo Lankester Merrin (vivido por Max von Sydow), que, ao visitar um sítio arqueológico, acaba encontrando uma sinistra estátua do demônio Pazuzu. Enquanto isso, o jovem padre Damien Karras (Jason Miller) passa a duvidar de sua fé, devido à doença terminal de sua mãe.
Por fim, há também Chris MacNeil (Ellen Burstyn), uma famosa atriz, que tem tido problemas constantes com sua filha Regan (Linda Blair). A jovem tem falado com vozes estranhas e até passado por eventos inexplicáveis.
Depois de várias tentativas de encontrar uma explicação científica para os problemas de Regan, que pioram cada vez mais, os médicos recomendam à mãe um exorcismo. That’s scary! (Isso é assustador!) É claro que não se trata de um filme para menores de 18 anos. Há muitas cenas chocantes e temas polêmicos, inclusive, fazendo um contraponto entre a fé e a ciência. Sendo assim, é uma produção não recomendada para quem tem estômago fraco!
De maneira ampla, é um filme que transita com facilidade entre diversos estilos cinematográficos. Há muito suspense nos vários momentos nos quais Chris não sabe o que está acontecendo com sua filha e o confronto com o ser que as assombra. Há muito terror com as imagens assustadoras, os momentos tensos e a amedrontadora voz de Regan, que faz o público tremer.
Há ainda o Gore, o qual dispensa descrições, por motivos óbvios. São cenas que despertam repulsa de diferentes maneiras, principalmente pelo grafismo evidente. É de se esperar que muitos dos que assistiram ao filme nos cinemas tenham ficado atormentados pelas imagens ou pela experiência. E você, ficaria como?
Confira detalhes dos bastidores aterrorizantes de O Exorcista
Durante a produção do longa-metragem, há relatos de que, ao todo, oito pessoas morreram. Entre elas, estava o homem que cuidava da refrigeração e o vigia noturno, que foram assassinados. Junto disso, outros acidentes de trabalho aconteceram, como carpinteiros que serraram seus dedos. Até mesmo a atriz Ellen Burstyn, que interpretava Chris, sofreu uma grave lesão na cena em que é empurrada — o momento foi incluído no corte final do filme.
Há ainda outros vários casos que aconteceram e afetaram desde os membros do set de filmagens até seus familiares. Coincidência? Eventos sinistros à parte, existem muitas polêmicas rondando os bastidores de O Exorcista. A atriz Mercedes McCambrige processou a Warner Bros. Pictures por não ter seu nome inserido nos créditos do filme.
Responsável pela voz de possessão de Regan, a artista teria comido ovos crus e fumado de maneira excessiva para conseguir um resultado satisfatório. Outra polêmica está ligada à trilha sonora. Os produtores não gostaram do trabalho de Lalo Schifrin e venderam a trilha original para outro filme: A Casa do Horror, de 1979. Porém, para a surpresa deles, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora no ano seguinte.
O sucesso de O Exorcista rendeu inúmeras continuações. Com o passar dos anos, ainda se reinventou trazendo relatos de mais casos de exorcismo. No entanto, nenhum dos filmes que vieram a seguir aterrorizou tanto quanto o primeiro.
Disponível em streaming no HBO Max, é preciso ressaltar que a produção tem um ritmo mais lento e pode decepcionar espectadores mais acostumados com os filmes modernos. Mesmo assim, é uma ótima pedida para a sua noite de Halloween.
Por isso, propomos um desafio: prepare a pipoca, convide seus amigos e assista O Exorcista no idioma original sem legendas. Será que você vai ter coragem?