Happy New Year: conheça 5 tipos diferentes de ano novo pelo mundo!
Entre 31 de dezembro e 1º de janeiro, geralmente, celebramos a chegada do ano novo (new year). É um momento de reflexão para alguns e de muita festa para outros. O fato é que, de maneira cultural, podemos aproveitar essa virada para colocar em prática aquilo que acreditamos.
Se você quer pular algumas ondinhas ou passar a virada com uma cor específica de roupa íntima, ninguém vai te julgar, right? Mas será que esses costumes também são praticados em outros lugares do mundo? Como será que isso acontece? Venha descobrir com a gente logo abaixo!
5. Ano novo nos Estados Unidos
Muita gente até se esquece disso, mas, em comparação a muitos países do mundo, os Estados Unidos estão localizados até bem perto de nós brasileiros. Pertencemos ao mesmo continente, inclusive. Sendo assim, as comemorações de ano novo são de certa forma parecidas.
Um destaque especial vai para a cidade de Nova York, onde está localizada a famosa Times Square, uma praça em Manhattan cercada de prédios enormes e muitos anúncios estáticos e em vídeo. Nessa praça, há uma esfera que anuncia a chegada do ano novo e, mesmo sendo inverno por lá, muita gente acompanha de perto, pois acontecem vários shows temáticos e muita festa.
4. Ano novo Chinês
Diferentemente do calendário ocidental, que utilizamos para organizar os dias, as semanas e os meses, O calendário chinês utiliza tanto a influência do Sol quanto da Lua para a contagem de ciclos.
Sendo assim, o ano novo chinês se inicia, comumente, entre o final de janeiro e início de fevereiro. Em 2024, por exemplo, o ano novo chinês se inicia em 10 de fevereiro, marcando o ano de 4721, o ano do Dragão.
3. Ano novo Mali
Para o povo Dogon, um grupo étnico indígena do Mali, país africano, o ano novo é comemorado no mês de junho, e as comemorações que marcam a chegada de um novo ano envolvem um festival bastante tradicional.
O povo Dogon é conhecido por sua rica influência cultural, carregada de muitas músicas e danças tradicionais, além de ornamentos próprios, como máscaras bem características.
2. Ano Novo Islâmico
Muçulmanos do mundo todo celebram a chegada de um novo ano em julho. O Hijrī ou Ano Novo Árabe, como também é conhecido, tem ligações diretas com a lua crescente. Para essa religião, trata-se de um momento para refletir sobre o passado e o que se quer para o futuro.
Vale destacar que o calendário islâmico é baseado nos movimentos da lua e tem 11 dias a menos do que o calendário que mais se utiliza no ocidente. Sendo assim, há apenas 354 dias por ano. Além disso, o mês em que se inicia o novo ano é chamado de Muharram (que significa proibido).
1. Ano novo na Austrália
Para fechar a lista, vamos falar de um país que comemora o ano novo tradicional antes de muitos outros países, por conta do fuso-horário. Por lá, há uma queima de fogos intensa, com duração entre 12 e 15 minutos, em diversas cidades, incluindo Sydney e Melbourne.
Em Brisbane, na costa leste, há duas queimas de fogos programadas para as festividades: no dia 31 de dezembro às 20h30 e no dia 1º de janeiro às 00h00.
Gostou de conhecer todos esses tipos de ano novo? Temos certeza de que, em 2024, você vai evoluir ainda mais no inglês. Conte conosco e Feliz Ano Novo!