Por que existe o Dia da Língua Inglesa (English Language Day)?
Você sabia que existe o Dia da Língua Inglesa (English Language Day), celebrado anualmente em 23 de abril?
A data foi criada pelas Nações Unidas em 2010 para relembrar a importância da diversidade linguística e cultural. O inglês é a língua mais falada no mundo e desempenha um papel significativo na comunicação internacional, nos negócios e no intercâmbio cultural.
O idioma se tornou uma língua global em grande parte devido à expansão do colonialismo britânico e também por causa da influência dos Estados Unidos no mundo.
Segundo uma pesquisa de 2022 do instituto Ethnologue, o inglês é falado como primeira língua por cerca de 378 milhões de pessoas e como segunda língua por mais de 1 bilhão de pessoas. É muita gente!
Mas a língua é viva e possui influências de vários outros idiomas e culturas. Estima-se que mais da metade das palavras do inglês são emprestadas de outras línguas, como latim, francês, alemão e árabe.
Pillow (almofada), por exemplo, tem origem da palavra em latim "Pulvinus". Já Perfect (perfeito) é emprestada do francês "Pasfait". A palavra Sugar (açúcar), por sua vez, vem do árabe "Sukkar".
Por isso, o Dia da Língua Inglesa foi criado como uma oportunidade para reconhecer e apreciar a diversidade da língua inglesa e celebrar o intercâmbio cultural que ela representa. É um lembrete de que a língua não é apenas um meio de comunicação, mas também um meio de construir pontes entre pessoas e culturas.
E por que 23 de abril?
O dia foi escolhido por ser a data de nascimento de William Shakespeare, porque suas obras são consideradas algumas das maiores da língua inglesa.
As peças de Shakespeare foram traduzidas para vários idiomas e são apresentadas em todo o mundo, tornando o autor uma figura icônica na literatura mundial. No entanto, o estilo literário do autor possui forte relação com a estrutura da própria língua inglesa de sua época.
É como se a gente pegasse um poema brasileiro e traduzisse para outro idioma. O significado está lá, mas parte da emoção é perdida, já que a estrutura foi criada para ser lida em português. Por isso, a obra de Shakespeare tem relação fortíssima com sua língua nativa. Incrível, né?
Aprendendo inglês
A língua é uma parte essencial de nossa identidade e cultura. Aprender outros idiomas ajuda a superar divisões culturais e ainda é super importante para uma carreira profissional bem sucedida.
Você ainda não fala inglês? Calma! A Beetools é a escola de inglês mais inovadora do mundo e se adapta à sua rotina.