Muito além dos Estados Unidos e a Inglaterra: descubra onde mais o inglês é falado
Já sabemos que ter o inglês na ponta da língua é ter mais liberdade para viajar para qualquer lugar do mundo, right? No entanto, não é todo lugar que tem o inglês como a língua oficial, por mais que exista uma taxa grandiosa de falantes do idioma residindo por ali, como é o caso de diversos países da Europa, por exemplo.
Indo muito além dos Estados Unidos e da Inglaterra, que conhecemos muito bem por ter o inglês como sua língua oficial, logo abaixo, descubra outros países espalhados pelo globo que também falam inglês. Aproveite!
Onde o inglês é falado? Saiba onde podemos nos comunicar com o idioma!
Atualmente, pode-se dizer que grande parte dos falantes nativos de inglês está nas Américas. Os maiores representantes são os Estados Unidos e o Canadá. Em ambos os países, no entanto, existe uma miscigenação de línguas.
- Confira também: On Holidays or At Holidays? Afinal, existe um jeito certo?
Nos EUA, por exemplo, o havaiano é um dos idiomas oficiais, sobretudo no estado do Havaí, e alguns estados também ensinam o espanhol ou francês como segunda língua. Já no estado do Alasca, o inglês é o mais falado, mas vários dialetos nativo-americanos também são encontrados.
Inclusive, existem algumas emissoras de televisão e comunicação nos Estados Unidos que têm programação em espanhol, principalmente para atingir o público latino-americano que é residente no país. Novelas são alguns dos conteúdos audiovisuais produzidos nesses casos!
Já o Canadá tem oficialmente dois idiomas: o inglês e o francês. No geral, cerca de 68% da população tem o inglês como língua materna, enquanto o francês atinge 22% dos habitantes do país. Contudo, por ser um país bem aberto a estrangeiros, há muito mais línguas sendo faladas. No território do Nunavut, o inuktitut é uma das línguas oficiais. Além disso, o país tem mais de 65 dialetos de povos nativo-americanos!
Menos expressivamente, ainda nas Américas, o inglês também é falado nas Ilhas Bermudas, Jamaica, Belize, Porto Rico, Barbados, Granada, Trinidad e Tobago, Guiana e nas Ilhas Malvinas (Falkland Islands).
Europa, Ásia, África e Oceania: onde o inglês é falado nesses continentes?
De maneira curiosa, na Europa, poucos países falam inglês, diferentemente do que a maioria das pessoas pensa. O Reino Unido — formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte —, a Irlanda e a Ilha de Man, ou seja, todos os países das ilhas britânicas, falam inglês.
Os dialetos e fortes sotaques estão presentes, mas, em si, a língua é a mesma. Os ingleses conquistaram diversos territórios ao redor do mundo e é por isso que muitos países têm a influência desse idioma em diversos aspectos. Isso sem falar sobre a dominação cultural, mas isso é assunto para um outro momento. Na Europa, além desses países, o inglês também é falado nos microestados de Gibraltar e Malta.
Já no continente africano, há muitos países falantes de inglês, principalmente por conta da forte colonização por parte da Inglaterra. Os principais representantes na África são a África do Sul, Zimbábue, Nigéria e Libéria. Vale destacar ainda uma infinidade de idiomas e dialetos nativos que, felizmente, seguem vivos nesses países.
Também é interessante citar a Gâmbia, Serra Leoa, Gana, Camarões, Zâmbia, Namíbia, Botsuana, Quênia, Tanzânia, Malawi, Suazilândia e Lesoto, Ilhas Maurício e Seychelles, que têm o inglês como uma de suas línguas francas — falada por muitos habitantes locais —, mesmo que não a principal.
Enquanto isso, a Ásia surge como o continente com menos falantes nativos de inglês. Mas, assim como na África, há muitos países que utilizam o idioma como língua franca. É o caso do Paquistão, Índia, Bangladesh, Sri Lanka, Filipinas, Singapura, Malásia, Hong Kong, Japão, Coreia do Sul e Taiwan.
Por fim, chegamos à Oceania. Os maiores representantes são a Austrália e a Nova Zelândia, que também contam com dialetos e idiomas nativos. Na Nova Zelândia, por exemplo, o Maori ainda é um idioma fortemente falado. Há mais países no continente que utilizam o inglês como língua franca ou nativa, como: Papua Nova Guiné, Kiribati, Fiji e as Ilhas Pitcairn.
Gostou de aprender mais sobre esse assunto? Então continue acompanhando tudo o que apresentamos aqui no blog da Beetools para seguir descobrindo um novo jeito de aprender inglês!