Educação

Por que o inglês é tão importante?

10 de Janeiro

Negócios, lojas, videogames, internet, cinema, regras, especificações técnicas. Aqui no Brasil, o inglês está por todos os lugares. Basta andar cinco minutos nas avenidas mais movimentadas do país para notar que há diversas palavras em inglês espalhadas por vários estabelecimentos. 

Além disso, todos falam que aprender inglês é muito importante. Também falam que, se você quer alavancar sua carreira, é fundamental aprender inglês, pois sem saber inglês você pode não conseguir o que quer no futuro. Mas por quê? O que significa ter uma boa base ou ser fluente no idioma? Sem mais delongas, vamos te ajudar a entender por que aprender inglês é tão importante no mundo atual. Aproveite!

Aprenda inglês: confira alguns dados que garantem a importância do idioma

Um dos idiomas mais falados do mundo é o mandarim. Cerca de 14% da população mundial o tem como sua língua materna. Mesmo assim, há poucos países que têm o mandarim como idioma oficial. Em contrapartida, temos o inglês, que é a língua materna de cerca de 5% da população mundial.

De acordo com dados das Organizações das Nações Unidas (ONU), o inglês é a segunda língua mais falada em 55 países. Isso significa que, além da língua materna, o idioma é considerado o segundo mais importante de 55 nações.

Nesse sentido, é comum encontrar pessoas que, apesar de não serem fluentes em inglês, falam ao menos algumas palavras e reconhecem o significado de pequenas expressões. Muitas palavras em inglês têm origem latina, o que facilita bastante o aprendizado para aqueles que têm o espanhol, italiano e até mesmo português como língua materna. 

learn-english
Aprender inglês pode ser muito fácil por uma série de fatores. (Reprodução)

E, apesar do sotaque e regionalismos de cada local, o inglês é um idioma sólido e sem grandes alterações estruturais de lugar para lugar. Para entender isso, repare na estrutura dos verbos, das frases negativas e interrogativas. Você irá notar que as regras são basicamente as mesmas na maioria dos casos. Nesse sentido, trata-se de um idioma de fácil aprendizado e compreensão. 

O inglês é o idioma dos negócios?

O Império Britânico criou diversas colônias ao redor do mundo, dominando o comércio no mar. Conforme o tempo passava, esse mesmo império se tornava a nação mais poderosa do mundo, até a primeira guerra mundial. 

Contudo, mais recentemente, os Estados Unidos assumiram a liderança com investimento pesado em dominação, inclusive culturalmente. Afinal, você deve consumir muitas músicas, filmes e séries americanas hoje em dia, right?

Por meio da forte economia e de sua moeda (o dólar), os EUA levaram milhões de pessoas a aprender o idioma para que pudessem fazer negócios com eles. Para se ter uma ideia, o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos representa cerca de 25% de todo o PIB mundial, e entre as 300 maiores empresas do mundo, cerca de 140 são americanas. 

O mercado norte-americano também concentra um patrimônio de quase 17 trilhões de dólares. Então, nesse sentido, é muito mais seguro e lucrativo fazer negócios com os Estados Unidos do que com qualquer outro país!

Viajar é falar inglês mesmo sem estar nos Estados Unidos

Conforme citado anteriormente, somos bombardeados de palavras, expressões e termos em inglês, mesmo que nossa língua materna seja outra. São sinalizações, informações, hotéis e até centrais de atendimento oferecendo sua prestação de serviços em dois idiomas: o local e o inglês. Converse com algum turismólogo, por exemplo, e descubra que é obrigatório saber inglês para conseguir trabalhar em um hotel ou aeroporto.

Em linhas gerais, por mais que o inglês não seja o idioma principal e nem a língua mais falada por todos, ela pode facilitar bastante a comunicação com alguém que não fala o mesmo idioma que o seu. Além disso, passar na imigração é muito mais fácil quando se consegue conversar corretamente com quem está te atendendo.

Isso provavelmente acontece, conforme também já citamos anteriormente, por conta do inglês ser um idioma fácil de se aprender e estudar. Somente o Google Scholar, plataforma que centraliza publicações acadêmicas de diversos lugares, conta com 100 milhões de artigos — de 160 milhões totais — escritos em inglês.

learn-english
O inglês está em toda parte. (Reprodução)

Nesse âmbito, também podemos citar a Wikipédia, que tem quase 6 milhões de publicações em inglês. Artigos científicos em universidades ao redor do mundo devem conter ao menos um resumo em inglês. E convenhamos: aprender algo novo é bem mais fácil quando todos falam a mesma língua, right?

Você pode facilmente encontrar vídeos gravados ou legendados em inglês no Youtube, e também pode expandir sua pesquisa no Google para conhecer novas ideias, pensamentos, culturas, comidas e, quem sabe, até mesmo fazer amigos ao redor do mundo — ou até conhecer o amor da sua vida —, justamente por ser tão comum alguém falar um pouco de inglês, onde quer que esteja. 

O inglês pode abrir todas essas portas, desde conversar com pessoas de diferentes países até conseguir o emprego dos seus sonhos em um novo lugar. Se você quer se sentir mais motivado para aprender inglês, venha com a Beetools. Por aqui, utilizamos a tecnologia para engajar estudantes em todas as etapas do aprendizado do idioma. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente agora mesmo! 8)

Gostou? Compartilhe!

Você também pode gostar de:

Cultura

Páscoa em inglês: conheça a origem do feriado!

English Tips

Família em inglês: aprenda o nome de cada integrante!

Cultura

Como surgiu o St. Patrick's Day?

Rolando lá no nosso insta