Thanksgiving: tudo sobre um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos
Nos Estados Unidos, na última quinta-feira do mês de novembro, é comemorado o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving, em inglês). Sendo bastante popular no país, você provavelmente já deve ter ouvido falar dessa celebração em algum momento. Afinal, os americanos sempre dão um jeito de citá-la na cultura pop.
Há diversas séries e filmes que já abordaram alguns dos principais costumes do Thanksgiving. O fato é que a festa é bastante tradicional e tem o objetivo de unir amigos e familiares em torno de uma mesa bem farta para compartilhar suas alegrias.
- Leia também: Quais os feriados mais populares nos Estados Unidos?
Desse modo, logo abaixo, você vai conferir mais detalhes sobre o Thanksgiving — que, neste ano, acontece no dia 23 de novembro, antecedendo a famosa Black Friday. Sem mais delongas, aproveite!
De onde surgiu o Thanksgiving?
Antes de qualquer coisa, é preciso falar o que pouca gente sabe: o feriado de Thanksgiving também é comemorado no Canadá e em algumas das ilhas do Caribe. No entanto, nesses locais, a festa tem um intuito mais religioso, com o objetivo de agradecer a Deus pela colheita, as graças alcançadas no ano e a saúde da família.
Em linhas gerais, o Thanksgiving surgiu como uma celebração para unir grupos por vezes antagônicos, como agricultores e indígenas. Nos primórdios, esses grupos se uniam por volta do final do mês de novembro, após a realização da colheita, para compartilhar alimentos e se aquecer antes da chegada do inverno, que, no hemisfério norte, costuma ser à base de muita neve.
Historiadores datam as primeiras manifestações da festa a partir do ano de 1621, na região em que hoje está o estado de Massachusetts. Segundo pesquisas, para a ocasião, os envolvidos prepararam diversos pratos com vegetais, incluindo milho, um dos itens mais importantes da colheita, além das carnes de peixes, patos e veados assadas.
Até 1789, o Thanksgiving era celebrado em datas diferentes. Contudo, no mandato do presidente George Washington, foi instituído que, dali em diante, o feriado aconteceria no dia 26 de novembro em todo o país. Porém, quando Abraham Lincoln estava na presidência, em 1863, houve uma proposta ao congresso americano de que a festa deveria ocorrer, anualmente, na última quinta-feira de novembro.
Nesse ponto da história, você já deve estar se perguntando: mas e o peru? Afinal, o feriado de Ação de Graças também é conhecido popularmente como Dia do Peru (Turkey Day, em inglês), right? Vamos explicar tudinho!
De onde surgiu o Turkey Day?
Já deu para perceber que o feriado de Ação de Graças é muito sobre comida, right? E um dos pratos mais famosos é o peru. Embora não estivesse presente nas primeiras realizações do Thanksgiving, ele se popularizou anos mais tarde.
Isso aconteceu porque essa ave costuma ser maior que o frango e, portanto, poderia alimentar muito mais pessoas. Geralmente, o peru é preparado com temperos e ervas, como alecrim e tomilho.
Além do mais, dentro dele, ainda é adicionado o stuffing, um recheio com vegetais, miúdos e até mesmo farofa. Depois disso, a ave é assada até dourar e ficar macia. Há famílias que também fazem o gravy, um famoso molho com os sucos que restam na assadeira, como a gordura e água que soltaram da carne, para acompanhar.
Vale destacar ainda que o peru é uma ave nativa americana muito fácil de ser capturada. Logo, tratava-se de uma escolha óbvia para a festividade. Junto desse prato tão típico, é possível citar ainda a torta de abóbora (pumpkin pie), que é feita com creme de abóbora adoçado, levemente condimentado, e assado até ficar com uma crosta crocante por fora.
Outro molho tradicional para acompanhar as comidas é o cranberry sauce, feito com uvas do monte e suco de laranja, apresentando um sabor agridoce muito interessante e característico.
Apesar de ser um feriado que promove a reunião familiar, desfiles e eventos pela cidade também são comuns. Nesses eventos, a população se veste com trajes típicos dos peregrinos americanos. Em Nova York, por exemplo, o festival foi originalmente promovido pela loja Macy’s para atrair clientes em sua abertura da temporada de compras de Ação de Graças e Natal.
Nos tempos atuais, mais de 3 milhões de pessoas assistem a esse desfile, que conta com enormes balões com personagens famosos, incluindo Snoopy e Bob Esponja. O evento é marcado também pela chegada do Papai Noel.
E, como sabemos, no dia posterior ao Thanksgiving, há a famosa Black Friday, na qual as lojas costumam esvaziar o estoque para receber os produtos de Natal. É também por esse motivo que há muitas promoções e ofertas com preços tão baixos. Muitas pessoas aproveitam para comprar presentes de Natal nessa data, e também para assistir aos jogos finais de algumas ligas de futebol americano.
Gostou de conhecer mais sobre o Thanksgiving? Então continue acompanhando tudo o que abordamos aqui no blog da Beetools para seguir descobrindo um novo jeito de aprender inglês!